Liricismo, Awards & Universidade Hip Hop

Liricismo, Awards & Universidade Hip Hop

- em Hip Hop
239
0
@Edivaldo dos Santos

Responda a nossas Questões:

O que te vem a cabeça quando ouves ou lês que um rapper é liricista??
Em que rappers pensas quando te falam em liricismo?

O que tens a dizer sobre o facto de Mck, Cfkappa, Flagelo Urbano e Kid MC terem sido concorrentes da Categoria Liricista do Ano do Angola Hip Hop Awards?

liricistas

O que tens a dizer sobre Big Sean e Drake + Kendrick e J.Cole terem concorrido a categoria Liricista do Ano do BET Awards? Uma categoria que já teve como vencedores Common Sense cerca de duas vezes, Lil Wayne outras duas, Jay Z, Eminem ou Kendrick Lamar que tem sido o grande vencedor, já foram 4 troféus.

Estas e outras, são questões que ficam no ar para a nossa avaliação e discussão. No ultimo Festival Nacional de Hip Hop, realizado pela Universidade Hip Hop, o rapper e activista Wyma Nayoby, falou de forma resumida sobre o liricismo enquanto falava do elemento Emeceein e da forma de escrita.

Começou recentemente um alarido nas redes sociais envolvendo artistas menos conhecidos como Young Double que questionou os nomeados do AHHA, e artistas mais conhecidos com MCK e Vui Vui. Nas redes sociais, encontramos varias definições de Liricismo/Liricista; como por exemplo:

O liricísta é o artista que compões as suas letras de uma forma poética (propriamente dita), obedecendo todas (ou  quase todas) as características de uma POESIA, compostas de: metáforas, fonética, rimas cruzadas ou emparelhadas, etc.

Para a grande maioria, Liricista é o artista que tem uma forma de composição complexa e com significados maior parte das vezes subentendidos ao primeiro ouvido.

Universidade Hip Hop

Diante destas e outras definições de liricista/liricismo, surge aqui, e mais uma vez, a nossa sugestão a UNIVERSIDADE HIP HOP baseada na sua missão, nos seus princípios e naquilo que pensamos ser o seu desejo de crescimento em termos de aceitação, gostaríamos que se manifeste por esta ou outra via diferente do que “habitual/regularmente” têm feito.

Varias têm sido as confusões feitas pelos “intervenientes” do movimento Hip Hop Angolano,  e que têm sido abordados nos encontros realizados pela Universidade Hip Hop, que infelizmente não têm sido frequentados por muitas das pessoas que levantam tais assuntos. Ainda assim, e mais uma vez, em jeito de sugestão, a U2H não se deve limitar e esperar que as pessoas apareçam nos eventos, visto que é mal social e actual, dentro e fora do Hip Hop quanto se tratam de eventos para transmissão e partilha de conhecimentos.

Por ultimo, dizer que sentimos falta de uma manifestação publica/mais publica sobre o Angola Hip Hop Awards, suas categorias, seus critérios e nomeados, visto que apesar da aceitação de muitos, existiram criticas e não aceitação de outros muitos (relevantes e não relevantes). Não vimos acontecer, caso tenho tido um documento na “imprensa oficial do Hip Hop Amgolano”, não chegou até a nós e pensamos que estes momentos não devem passar em branco. Cobramos porque acreditamos, criticamos porque sabemos que existe uma investigação maior do vosso lado.

Paz e Luz
Conhecimento é Poder

Comente Com Facebook

Deixar uma resposta